
sábado, 22 de março de 2008
sexta-feira, 21 de março de 2008
Kevin Johnson & Johnson e Deus Jacob
Bom, indo direto ao assunto, o que me parece é que nesta 4 temporada, incluindo esse último episódio é a tentativa enfim de amarrar a história...pegar um alfinete e costurar todas os remendos que fizeram ao longo dos 3 anos anteriores...e, por enquanto, tá jóia!...o meu medo é uma pressa dos produtores e, com isso, cometerem as mesmas idiotices que os do heroes cometeram....
Tudo bem lost abriu muito para o lado cíentifico, metafísico e espiritual da estória....mas jogo uma pergunta e espero respostas do grupo....Quem controla a vida e a morte dos losties? (não contando com os roteiristas, claro)...pq diabo o michael não conseguiu se matar fora da ilha?...se Jacob é o Deus da ilha ele tmb controla o incontrolavel fora da ilha?...e se ele controla tudo ele é um novo messias?...enfim...Jacob é Deus?



bom...se for ben é o profeta e a ilha é a terra prometida...sendo pra uns o paraíso e pra outros o inferno...ou não...
um bjo!
quinta-feira, 20 de março de 2008
Meu passado me condena
Bom, Josh Lee Holloway, ja teve a (in)felicidade de contracenar com o Todo Poderoso. Sim, Chuck Noris. Talvez sua participação em Walker Texas Ranger tenha lhe servido de inspiração para Mi Amigo. Mais um trablaho que chama a tenção e que muitos do grelo ja viram, é sua participação em um clipe musical: http://www.youtube.com/watch?v=1HD3Sqlcm3o
quarta-feira, 19 de março de 2008
Ji Yeon - A la Chaves: "Volta o Corno arrependido..."

terça-feira, 18 de março de 2008
Terra Oca

Pode ser que todos já saibam de tudo o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim só pra instigar discussão. Quem lembra desse episódio? Tenho algumas dúvidas e divagações sobre isso. Tá, antes de lerem o que eu tenho pra falar, leiam esse site (lê vagabundo) é bemmm dahora:
http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/terraoca.htm
Leu? Pra quem teve boa vontade, viu o quanto Edmund "o Animal" Halley tem teorias cruciais utilizadas na série também. Assim como Leonhard "LeãoDifícil" Euler.
Primeira: Como já discutido em reuniões anteriores do Grelo , este monumento da foto representaria seres que viveriam na terra oca, com 4 dedos e avanço tecnológico (quem perguntar por quê vai comer cenoura direto da terra, não sei por quê). Os buracos e túneis espalhados pela ilha levariam de alguma forma à terra oca? O fato da teoria de Halley afirmar as "entradas" para a terra oca serem nos pólos quer dizer alguma coisa? Acho que sim (vide último episódio da 2ª temporada, com brasileiros entocados em um dos pólos e de alguma forma notando algum tipo de "abertura" da ilha pós-virada-da-chave-por-Desmond - pra quem leu o texto, viu que Leãodifícil tem a teoria mais próxima do que se viu neste episódio, sendo a entrada o Buraco de Symmes). A ilha estaria na terra oca?
Segunda: "Halley propôs esta teoria para explicar anomalias no campo magnético da Terra que causavam interferência nas bússolas (primeira temporada, Locke com uma bússola esquizofrênica). Além disso, ele tinha notado que o campo magnético da Terra estava variando lentamente." Podendo incluir, é claro, as anomalias que estas diferenças magnéticas podem causar no tempo, no controle do espaço, no número de epermatozóides dos homens, nas colunas rachadas como a de Locke e nas mulheres prenhas.
Terceira: Raymond W. Bernard, mais pra baixo no texto, lembra :"os pilotos somente pensam que estão cruzando o pólo norte geográfico, mas que na realidade eles estão somente seguindo a "borda magnética"da entrada." Nada muito difícil de lembrar né? Desmond tentando fugir da ilha em seu barco a vela e ficando desesperado por se sentir em uma cúpula, não conseguindo seguir a frente. Ou então a ordem de Faraday para o piloto doidão no 5 episódio desta temporada "haja o que houver, siga as coordenadas que te dei", tendo em vista que eles poderiam se fixar nesta borda do lado de dentro, e cair pela falta de combustível.
Ah, cansei de escrever. Muito sensacionalista? Bejo do narigudo.
PS: "Batendo de frente com a estréia da 2ª temporada de CSI Miami e com o filme "Batman Eternamente", o episódio de LOST exibido nesta terça pela Rede Globo, despencou na audiência e alcançou uma média de 7,6 pontos, contra 8,9 da Record e 9 do SBT. A série ficou em 3° lugar na audiência."
Vai entender.
Vale a pena conferir:
domingo, 9 de março de 2008
Estação Orquídea, o tempo da ilha e outras coisas
Bom... mais uma vez eu to aqui sem fazer nada então vou dividir com o resto do GR.E.LO algo que eu já tinha falado pro Marba e pro Goiaba. Eu tava lendo no "Lost in Lost" uns comentarios sobre o The Constant e achei que fazem MTO sentido, por isso resolvi repassar.
Vamos lá... Quando vimos o vídeo de orientação da Estação Orquídea pela primeira vez nos levamos automaticamente a acreditar que seria a estação de estudos sobre viagem no tempo (até por causa de todo aquele lance com os coelhos, e o coelho que aparecia de repente do nada na sala e tal).
Mas... tem um (grande) problema aí. Vimos em The Constant que nas viagens no tempo (no universo de LOST) que quem viaja é a mente, e não o corpo. E aí... porque o coelho teria aparecido do nada na sala em que o vídeo estava sendo gravado? Se fosse viagem no tempo, somento a mente dele viajaria, e nao o corpo.
A resposta seria simples, naquele episódio da terceira temporada, quando o Karl está tendo a lavagem cerebral na Sala 23, o audio invertido falava: "Only fools are enslaved by time and SPACE." Portanto, a Orquidea não seria para estudos com viagens no tempo, e sim viagens no espaço. Outro argumento para essa teoria? Bem, o coelho aparece na sala e o Dr. Halowax (o japa dos videos de orientacao) pergunta pra assiste pra quanto tempo ela tinha acertado (ou algo assim) e ela responde 09 minutos. Será que ele não voltou pra sala antes do esperado porque a diferença de tempo dentro da ilha e fora dela é de 31 minutos (segundo o experimento do Faraday) e não 09 minutos, e isso estaria jogando o coelho de volta pra ilha? Mais, se é mesmo uma estação sobre viagens no espaço ela poderia muito bem ser a "caixa mágica" que o Ben cita para o Locke no episódio em que o pai do Ben aparece. E por fim, se é isso mesmo, as estranhas aparições do Walt pra Shannon, e da Harper pra Juliet, poderia muito bem ser essa estação colocada na prática (especialmente devido ao estranhmo sumiço da Harper).
O TEMPO NA ILHA
Bom... eu até poderia postar um comentário sobre o The Constant mais depois do longo comentário que eu fiz sobre o The Other Woman estou com preguiça de fazer isso agora. Mas... isso não me impede de dividir com os outros GREListas uma das teorias que o GRELO-Franca chegou ao fim de The Constant. Sigam:
Nós (ou eu, pelo menos) sempre achamos que o tempo dentro e fora da ilha estavam desconexos, aparentemente com o tempo passando mais rápido fora da ilha.
Eis que no 4x05 o Desmond para um calendário na parede do cargueiro com a data de 2004. Droga... quer dizer que só se passaram mesmo alguns meses desde a queda do avião?
Então... pode não ser bem assim. O fato de ter um calendario na parede pode nao significar que eles estão em 2004.
E daí? Bem, quando o Desmond (em 1996) conversa com a Penny, ele pede o telefone para ela e diz que não vai mais procurá-la nos próximos oito anos até 24/12/04.
Bem... depois, no final espetacular do episódio, a Penny fala que estava procurando por ele pelos ultimos três anos. Peraí... se eles não se falavam mais, se ele havia prometido pra ela que só iria procurá-la ao termino de oito anos, porque ela teria começado a ir atrás dele antes de 24/12/2004???
Ai é que está. E se ela esperou? E se em 2004 ele não ligou. E se foi por esse motivo que ela resolveu começar a procurá-lo? Dessa forma teriamos então que ela ficou três anos procurando até a ligação dele em ... 24/12/2007! E isso bate, por exemplo, com o fato da Oceanic Airlines ter voltado a operar em 31/12/2007... Porque? Bem... sabemos que os Oceanic Six tem um pacto com a Oceanic e já ouvimos o Jack falar que ele continua viajando toda semana de aviao com o Golden Ticket dele (no final de 3 temp). Pois bem... para isso acontecer a Oceanic precisaria estar já operando a algum tempo quando o Jack vai falar com a Kate. Admitindo que desde que eles sairam da ilha passou algum tempo até o Jack surtar (posto que já vimos o forward dele com o Hurley que seria antes do final da 3 temp), acho mais plausivel acreditar que eles sairam em 2007 e cerca de meses ou um ano depois o Jack, jah de posse do Golden Ticket surta e começa a voar, do que imaginar que eles sairam em 2004, foram ate meados de 2008 (depois da Oceanic já estar operando) para só então o Jack surtar.
Só mais um detalhezinho. No The Other Woman eu achei que tinha encontrado a prova concreta pra creditar ou desacreditar essa teoria de uma vez. Na conversa do Ben com Locke ele cita uma possível aparição da Virgem Maria na cidade de Gainesville na Flórida cerca de um mês atrás. Oras, eu pensei que se eu achasse quando isso aconteceu eu bateria o martelo na teoria (pois é, pensei nisso sabendo que na maioria das vezes quando os roteiristas colocam um fato de fora da ilha na série ele é real - por exemplo o jogo dos Red Sox oportunamente lembrados nesse episódio). Então... tudo levava a crer que sim, e então... NÃO EXISTE NA INTERNET MENÇÃO A ESSA APARIÇÃO EM GAINESVILLE. Não ao menos que eu tenha achado, e olha que eu procurei viu! E isso nos leva a crer que mais uma vez o Ben mentiu pro Locke, e dessa vez eu tb fui enganado!
OUTRAS CONSIDERAÇÕES
Só pra fechar. Mais dois detalhes que eu estive pensando.
Se mais nada for acrescentado em relações a viagem no tempo (exclusivamente), nossa GRANDE teoria sobre o Jacob ser o Locke no futuro cai por terra. Porque? Oras, se realmente somente a consciência viaja no tempo, o Locke no futuro (ou o que nos imaginavamos q o Jacob seria) simplesmente não pode ser o Locke pq o corpo não viaja, somente a mente.
A única "salvação" que eu vejo pra nossa teoria, reside na outra teoria que eu postei alí em cima sobre a orquídea. Bem... se eles já podem mover a consciência no tempo (fato) e se eles poderão mover os corpos no tempo presente (hipotese) porque nao encontrar uma forma de unir as duas coisas e aí sim termos um Locke em corpo presente vindo do futuro para a ilha?!
Aliás, tem mais uma outra coisinha interessante que eu estive pensando agora. A Orquídea (ou uma outra estação, talvez) poderia fazer experimentos com clonagem. Porque? Bem, essa é a parte da viagem, e até eu fico me perguntando se isso não seria um exagero, até mesmo para o Lost.
No vídeo que vimos da estação Orquidea o coelho que aparece tem o mesmo numero do coelho que ja estava na sala e se o corpo não viaja no tempo (somente no espaço, segundo a teoria desenvolvida nesse post) quer dizer que ou os dois coelhos foram marcados com o mesmo número ou... eles foram clonados. Existe alguma coisa que fundamente isso? Bem, na verdade só mais uma conjectura. Nos primeiros vídeos de orientação que vimos (na estação Cisne, por exemplo) o japa se apresenta como Dr. Marvin Candle, e ele tem um dos braços (acho que o direito) imóvel, como se fosse uma prótese. Já no vídeo da estação Orquídea, ele se apresenta como Dr. Halowax, e aparentemente seus dois braços se movem normalmente. E se o Dr. Candle tivesse "cedido" um braço seu próprio para que um clone seu fosse criado? Bizarro? Mto, mas no Lost pode até ter algum sentido. Aliás, isso explicaria as estranhas vezes que o russo Bakunin simplesmente NAO MORRE... E se ele... morre, mas seus clones continuam vivinhos?
Bom, definitivamente por hoje é isso.
Ate mais!
The Other Woman - Um episódio de pequenas frases soltas
Acho que o grande problema do 4x06 é que ele não acrescenta realmente muita coisa sobre o que nós sabiamos da estória anterior da Juliet. Que ela tinha um caso com o Goodwin, já sabiamos; que o Ben tinha algum tipo de fixação por Juliet, já imaginávamos. As "grandes novidades" se mostraram não tão importantes assim: Harper, o fato do Ben ter mandado o Goodwin pra tail section sabendo o que aconteceria. O que poderia ser a grande novidade do episódio, pra mim, acabou ficando como mais uma pergunta a ser respondida - The Tempest
Fui só eu ou mais mais alguém também não engoliu a história de que essa nova estação "somente" proveria energia pra ilha. E se fosse mesmo só isso, que tipo de energia é essa que teria um gás tão letal quanto o que pareceu ser. E ai vão mais muitas outras perguntas: porque o Ben deixava que o Goodwin trabalhasse num lugar tão letal para a continuidade dos seus projetos na ilha, já que ele mesmo já havia usado esse gás para mater a Dharma na "purgação"? A queimadura com produtos químicos do Goodwin tem algo a ver com o tal gás? E mais, estaria ele tentando algo quando conseguiu aquela queimadura?
Ainda sobre a nova estação, me soou bastante forçado que a Charlotte e o Faraday da noite para o dia (literalmente) resolveu por em prática o plano que eles claramente já haviam armado desde antes de chegarem na ilha. Na minha opinião fica meio claro que The Tempest não é simplesmente uma estação de força. Até porque, quanto o Jack pergunta pra Juliet sobre a estação acontece o seguinte dialogo:
Juliet: Charlote and faraday are heading for the tempest.
Jack: The tempest?
Juliet: It´s safer for you if we don’t talk about it.
Jack: Now talk about it, please
Juliet:It´s an electrical station that powers the island.
E em seguida ela muda de assunto... mto simples essa explicação para alguém que não queria falar sobre a estação a princípio.
Bom... como eu resolvi começar falando sobre os pontos fracos, vou dar um voto de confiança pro episódio e falar do que eu achei realmente relevante, e que nesse caso não são grandes sequencias, mas pequenas frases ou ações soltas por alguns personagens que certamente representam mais do que o que possam parecer.
Primeiro, os sussurros na floresta, e de repente Harper Stanhope molhada com o recadinho do Ben. Impossível não lembrar que dá última vez que esses sussurros vieram acompanhados de alguém com alguma mensagem estranha foi quando o Walt apareceu pra Shannon na segunda temporada e que logo em seguida causou a morte dela (fiquei me perguntando se isso não pode ser um indício pro futuro que a Srta. Burke possa levar!). Não bastasse isso a Harper some do nada, ao melhor estilo Hiro Nakamura. E sobre isso, eu reitero minha opnião sobre a Estação Orquídea (alguns membros do GRELO-Franca já sabem sobre isso, no próximo post eu coloco essa teoria, só pra não confundir com os comentários desse episódio).
Mais um pouquinho de especulação sobre a Harper... Mais ou menos no meio do episódio o Ben fala pro Locke que se o pessoal dele ainda o quisesse eles já teriam atacado a Vila dos Outros. Ok, mas se então eles não ligam mais pro Ben (com um possível novo lider talvez...) porque a Harper estaria obedecendo as ordens do Ben? De duas uma: ou o Ben estava mentindo (o que não é difícil) ou... a Harper pode não ser exatamente uma dos outros como nós conhecemos, mas sim uma das remanescentes dos hostis, por exemplo. Porque? Bom, depois do Jack conhecer a Harper na mata ele fala pra Juliet: "She´s a little hostile, even for a therapist". Claro que isso pode ser apenas uma coincidência, mas... continuemos para outra frasezinha que me deixou com a pulga atrás da orelha. Quando ela questiona Juliet sobre o Ben ela responde que ele está a tratando muito bem, eis que Harper diz: "Of course he is. You look just like her." E logo em seguida muda de assunto acusando a Juliet da traição com o Goodwin. Quem seria essa "her". Minha opinião: a Anna (a menininha do episódio dele, aliás, tem um quadro de uma mulher na casa em que o Locke e o Ben estão, e que pelo tipo físico lembra um pouco a Juliet, e poderia ser mto bem a tal her a qual Harper se referiu). E o que isso tem a ver com o fato dela poder ser uma hostil? Bem.... se ela conhece a fixação do Ben pela Anna (assumindo que fosse a Anna), ela conheceu o Ben ainda criança, e até onde nós sabemos, ninguém da iniciativa Dharma sobreviveu à purgação, o que nos leva a possibilidade da Harper ser uma hostil tal qual Richard Alpert.
Outro ponto interessante do episódio são as reações da Charlotte. Ela demonstra que sabe MUITO mais do que a gente imagina. Ela conhece a história da ilha, inclusive sobre a Purgação, pq ela pergunta pra Juliet se ela tem certeza que Ben não usaria o gás de novo. Além disso, ela claramente lidera Faraday para a missão, inclusive abatendo a Kate e lutando com a Juliet (será que a Naomi estava certa quando disse que as pessoas escolhidas eram tão despreparadas assim?). Isso nos prova que de alguma forma a antropologa cultural é especialista em Dharma, e por isso talvez que ela não tenha achado a coleira no urso polar no 4x02 por acaso. Fora isso, também temos o mapa que o Faraday está seguindo. Definitivamente um mapa bem feito da ilha.
E por fim... quem rouba a cena no episódio, não só no tempo da ilha como no flashback é mais uma vez Benjamin Linus. A fita de vídeo com Charles Widmore foi a primeira vez na série que um personagem da ilha cita o nome do pai da Penny. Isto foi não só uma batida de martelo em todas as nossas especulações como uma cena arrepiante. (Aliás, o modo como o vídeo é feito me lembrou assustadoramente dos vídeos em que a Rachel Blake (do Lost Experience) espionava a Hanso Foundation. Seria essa uma pista de que poderemos ver Rachel Blake no Lost?)
Certamente as melhores frases do episódio são do Ben. Como quando ele pergunta se o coelho que ele estava comendo não tinha um número ( Estação Orquídea?!), ou quando ele responde sem nem olhar para o Locke "I always have a plan!".
Ahhh... outra curiosidade que eu notei. Os números do cofre: 36 -15 - 28. Aparentemente só o 15 é bad number mas... 36+15+28=79 , e 7+9= 16 que é um bad number. Tadã!
Bom, acho que minhas anotações sobre o epísodio acabaram ficando meio longas e cansativas demais mas isso é só porque eu estou em Votu e não tenho com quem comentar o episódio. Prometo que da próxima vez eu escrevo menos.
Abraços a todos do GR.E.LO...
Sintam-se a vontade para comentar ou para postar suas próprias impressões!
Namaste
sábado, 8 de março de 2008
BloGR.E.LO
Como a distância de alguns membros não pode parar o grupo, agora a gente tem esse blog para compartilhar nossas opiniões e teorias sobre novos episódios e sobre a série em geral.
Aliás... vai ser interessante ter todas essas idéias salvas pra mais pra frente a gente poder ver o quanto a gente acertou e o quanto a gente viajou com tudo isso.
Sejam bem vindos!