domingo, 9 de março de 2008

Estação Orquídea, o tempo da ilha e outras coisas

A ESTAÇÃO ORQUÍDEA

Bom... mais uma vez eu to aqui sem fazer nada então vou dividir com o resto do GR.E.LO algo que eu já tinha falado pro Marba e pro Goiaba. Eu tava lendo no "Lost in Lost" uns comentarios sobre o The Constant e achei que fazem MTO sentido, por isso resolvi repassar.

Vamos lá... Quando vimos o vídeo de orientação da Estação Orquídea pela primeira vez nos levamos automaticamente a acreditar que seria a estação de estudos sobre viagem no tempo (até por causa de todo aquele lance com os coelhos, e o coelho que aparecia de repente do nada na sala e tal).
Mas... tem um (grande) problema aí. Vimos em The Constant que nas viagens no tempo (no universo de LOST) que quem viaja é a mente, e não o corpo. E aí... porque o coelho teria aparecido do nada na sala em que o vídeo estava sendo gravado? Se fosse viagem no tempo, somento a mente dele viajaria, e nao o corpo.
A resposta seria simples, naquele episódio da terceira temporada, quando o Karl está tendo a lavagem cerebral na Sala 23, o audio invertido falava: "Only fools are enslaved by time and SPACE." Portanto, a Orquidea não seria para estudos com viagens no tempo, e sim viagens no espaço. Outro argumento para essa teoria? Bem, o coelho aparece na sala e o Dr. Halowax (o japa dos videos de orientacao) pergunta pra assiste pra quanto tempo ela tinha acertado (ou algo assim) e ela responde 09 minutos. Será que ele não voltou pra sala antes do esperado porque a diferença de tempo dentro da ilha e fora dela é de 31 minutos (segundo o experimento do Faraday) e não 09 minutos, e isso estaria jogando o coelho de volta pra ilha? Mais, se é mesmo uma estação sobre viagens no espaço ela poderia muito bem ser a "caixa mágica" que o Ben cita para o Locke no episódio em que o pai do Ben aparece. E por fim, se é isso mesmo, as estranhas aparições do Walt pra Shannon, e da Harper pra Juliet, poderia muito bem ser essa estação colocada na prática (especialmente devido ao estranhmo sumiço da Harper).

O TEMPO NA ILHA

Bom... eu até poderia postar um comentário sobre o The Constant mais depois do longo comentário que eu fiz sobre o The Other Woman estou com preguiça de fazer isso agora. Mas... isso não me impede de dividir com os outros GREListas uma das teorias que o GRELO-Franca chegou ao fim de The Constant. Sigam:
Nós (ou eu, pelo menos) sempre achamos que o tempo dentro e fora da ilha estavam desconexos, aparentemente com o tempo passando mais rápido fora da ilha.
Eis que no 4x05 o Desmond para um calendário na parede do cargueiro com a data de 2004. Droga... quer dizer que só se passaram mesmo alguns meses desde a queda do avião?
Então... pode não ser bem assim. O fato de ter um calendario na parede pode nao significar que eles estão em 2004.
E daí? Bem, quando o Desmond (em 1996) conversa com a Penny, ele pede o telefone para ela e diz que não vai mais procurá-la nos próximos oito anos até 24/12/04.
Bem... depois, no final espetacular do episódio, a Penny fala que estava procurando por ele pelos ultimos três anos. Peraí... se eles não se falavam mais, se ele havia prometido pra ela que só iria procurá-la ao termino de oito anos, porque ela teria começado a ir atrás dele antes de 24/12/2004???
Ai é que está. E se ela esperou? E se em 2004 ele não ligou. E se foi por esse motivo que ela resolveu começar a procurá-lo? Dessa forma teriamos então que ela ficou três anos procurando até a ligação dele em ... 24/12/2007! E isso bate, por exemplo, com o fato da Oceanic Airlines ter voltado a operar em 31/12/2007... Porque? Bem... sabemos que os Oceanic Six tem um pacto com a Oceanic e já ouvimos o Jack falar que ele continua viajando toda semana de aviao com o Golden Ticket dele (no final de 3 temp). Pois bem... para isso acontecer a Oceanic precisaria estar já operando a algum tempo quando o Jack vai falar com a Kate. Admitindo que desde que eles sairam da ilha passou algum tempo até o Jack surtar (posto que já vimos o forward dele com o Hurley que seria antes do final da 3 temp), acho mais plausivel acreditar que eles sairam em 2007 e cerca de meses ou um ano depois o Jack, jah de posse do Golden Ticket surta e começa a voar, do que imaginar que eles sairam em 2004, foram ate meados de 2008 (depois da Oceanic já estar operando) para só então o Jack surtar.

Só mais um detalhezinho. No The Other Woman eu achei que tinha encontrado a prova concreta pra creditar ou desacreditar essa teoria de uma vez. Na conversa do Ben com Locke ele cita uma possível aparição da Virgem Maria na cidade de Gainesville na Flórida cerca de um mês atrás. Oras, eu pensei que se eu achasse quando isso aconteceu eu bateria o martelo na teoria (pois é, pensei nisso sabendo que na maioria das vezes quando os roteiristas colocam um fato de fora da ilha na série ele é real - por exemplo o jogo dos Red Sox oportunamente lembrados nesse episódio). Então... tudo levava a crer que sim, e então... NÃO EXISTE NA INTERNET MENÇÃO A ESSA APARIÇÃO EM GAINESVILLE. Não ao menos que eu tenha achado, e olha que eu procurei viu! E isso nos leva a crer que mais uma vez o Ben mentiu pro Locke, e dessa vez eu tb fui enganado!

OUTRAS CONSIDERAÇÕES

Só pra fechar. Mais dois detalhes que eu estive pensando.
Se mais nada for acrescentado em relações a viagem no tempo (exclusivamente), nossa GRANDE teoria sobre o Jacob ser o Locke no futuro cai por terra. Porque? Oras, se realmente somente a consciência viaja no tempo, o Locke no futuro (ou o que nos imaginavamos q o Jacob seria) simplesmente não pode ser o Locke pq o corpo não viaja, somente a mente.
A única "salvação" que eu vejo pra nossa teoria, reside na outra teoria que eu postei alí em cima sobre a orquídea. Bem... se eles já podem mover a consciência no tempo (fato) e se eles poderão mover os corpos no tempo presente (hipotese) porque nao encontrar uma forma de unir as duas coisas e aí sim termos um Locke em corpo presente vindo do futuro para a ilha?!

Aliás, tem mais uma outra coisinha interessante que eu estive pensando agora. A Orquídea (ou uma outra estação, talvez) poderia fazer experimentos com clonagem. Porque? Bem, essa é a parte da viagem, e até eu fico me perguntando se isso não seria um exagero, até mesmo para o Lost.
No vídeo que vimos da estação Orquidea o coelho que aparece tem o mesmo numero do coelho que ja estava na sala e se o corpo não viaja no tempo (somente no espaço, segundo a teoria desenvolvida nesse post) quer dizer que ou os dois coelhos foram marcados com o mesmo número ou... eles foram clonados. Existe alguma coisa que fundamente isso? Bem, na verdade só mais uma conjectura. Nos primeiros vídeos de orientação que vimos (na estação Cisne, por exemplo) o japa se apresenta como Dr. Marvin Candle, e ele tem um dos braços (acho que o direito) imóvel, como se fosse uma prótese. Já no vídeo da estação Orquídea, ele se apresenta como Dr. Halowax, e aparentemente seus dois braços se movem normalmente. E se o Dr. Candle tivesse "cedido" um braço seu próprio para que um clone seu fosse criado? Bizarro? Mto, mas no Lost pode até ter algum sentido. Aliás, isso explicaria as estranhas vezes que o russo Bakunin simplesmente NAO MORRE... E se ele... morre, mas seus clones continuam vivinhos?

Bom, definitivamente por hoje é isso.
Ate mais!

6 comentários:

Munheca disse...

Comentário inicial: sabendo que ao atravessar a "fronteira" entre a ilha e o mundo exterior as pessoas são afetadas mentalmente em relação a sua percepção temporal, como os sobreviventes do voo tiveram essa percepcao afetada? Eu acredito que de alguma forma eles sofreram tal interferência, considerando que a própria forma do seriado (tempo normal, flashback e flashforward) leva a acreditar em tal situação. Mas ainda não consigo pensar a maneira e profundidade que os sobreviventes passaram por isso. Tentei considerar o fato de Locke ter voltado a andar como tal fenômeno, entretanto, o seu tratamento a seu pai na ilha evidencia uma mente que tem consciência desse passado... O que passo a considerar é que os flashbacks que são mostrados realmente aconteceram, mas não fazem parte, necessariamente, da mente dos sobreviventes na ilha.
Minha grande questão agora é justamente essa: como suas mentes foram afetadas ao caírem na liha?

Segundo comentário: em relação à questão que vocês levantaram sobre as datas (1996, 2004, 2007 etc), mesmo que não tenha prestado tanta atenção ao seu comentário (devido ao tamanha do texto...hahaha), eu tinha pensado na mesma coisa, que o calendário não precisava representar o tempo real fora da ilha, mas ai eu considero uma falha, provavelmente nossa. Considerando que na verdade a data seria dez/2007 e não dez/2004, a diferença de tempo calculada seria apenas em relação ao acidente do voo 815 e não de todo o tempo de conhecimento acumulado em relação à ilha.
Talvez eu tenha viajado...na sei...

Unknown disse...

Como q eu faço pra fazer parte do blog??hehehe
Juvenil em informatica é foda!!
Bjao

Goiab'dullah disse...

explica melhor esse lance da percepção temporal munheca...nao entendi direito. E sobre a teoria de 2007, acho que já vimos que não deu certo né.

Munheca disse...

Então Goiaba, até agora, pelo oq a gente sabe, as pessoas que tentam entrar ou sair da ilha sofrem algum disturbio mental (caso do Desmond, do Minkowski e de outros tripulantes...)...ao meu ver, esse disturbio ocorre pq a mudanca no espaco (dentro e fora da ilha) é linear, mas o tempo não o é. O disturbios ocorrem pq há uma espécie de vácuo de 31 min no tempo, causado acredito eu, por uma espécie de barreira eletromagnética, e isso acaba sendo uma falha na percepção temporal, que leva o Desmond do passado para o presente e o Minkowski do presente para o futuro.
Oq eu acho, é que a mesma coisa deve ter ocorrido com alguns dos tripulantes do vôo, já que o avião passou por essa barreira e da msma forma havia um vácuo no tempo (a não ser claro, que o fato do desmond não ter apertado o botao tenha anulado essa diferenca de tempo).

Unknown disse...

Bom, de uma forma geral isso foi meio que explicado.
Só sofreriam esses side effects pessoas que tivessem sido afetadas por radiação ou eletromagnestismo recentemente.
O Des é obvio. O Minkowski tem duas possibilidades, ou eram os radios que ele trabalhava e que durante um longo espaço de tempo foram o suficiente para causar o efeito nele, ou é pq ele atravessou a "tempestade" eletromagnetica por baixo (de barquinho junto com o outro que morreu) e recebeu a carga diretamente em cima deles, e nao por cima dela, como o Des, Sayid e Lapidus.

Munheca disse...

FAz sentido...nao sei ateh q ponto a carga magnetico se propaga soh pra baixo ou pra cima, ou pra todos os lados...mas no podcast dessa semana, os produtores deixaram mto a entender q oq passo com eles eh a msma coisa q passo com o grupo da rousseau...oq sera q aconteceu com eles?