domingo, 9 de março de 2008

The Other Woman - Um episódio de pequenas frases soltas

Bom... é claro que depois de The Constant não dava pra esperar um episódio que fosse manter um nivel tão alto. E The Other Woman não contrariou as expectativas e foi um episódio morno, bastante aquém da grandiosidade do anterior mas nem por isso um episódio ruim. Acho que ele ganha pontos se considerarmos que é quase desleal compará-lo com os outros da temporada quando este mostra um flashback de um período que nós já conheciamos enquanto aqueles começaram com a feliz experiência dos flash-forwards.

Acho que o grande problema do 4x06 é que ele não acrescenta realmente muita coisa sobre o que nós sabiamos da estória anterior da Juliet. Que ela tinha um caso com o Goodwin, já sabiamos; que o Ben tinha algum tipo de fixação por Juliet, já imaginávamos. As "grandes novidades" se mostraram não tão importantes assim: Harper, o fato do Ben ter mandado o Goodwin pra tail section sabendo o que aconteceria. O que poderia ser a grande novidade do episódio, pra mim, acabou ficando como mais uma pergunta a ser respondida - The Tempest

Fui só eu ou mais mais alguém também não engoliu a história de que essa nova estação "somente" proveria energia pra ilha. E se fosse mesmo só isso, que tipo de energia é essa que teria um gás tão letal quanto o que pareceu ser. E ai vão mais muitas outras perguntas: porque o Ben deixava que o Goodwin trabalhasse num lugar tão letal para a continuidade dos seus projetos na ilha, já que ele mesmo já havia usado esse gás para mater a Dharma na "purgação"? A queimadura com produtos químicos do Goodwin tem algo a ver com o tal gás? E mais, estaria ele tentando algo quando conseguiu aquela queimadura?

Ainda sobre a nova estação, me soou bastante forçado que a Charlotte e o Faraday da noite para o dia (literalmente) resolveu por em prática o plano que eles claramente já haviam armado desde antes de chegarem na ilha. Na minha opinião fica meio claro que The Tempest não é simplesmente uma estação de força. Até porque, quanto o Jack pergunta pra Juliet sobre a estação acontece o seguinte dialogo:

Juliet: Charlote and faraday are heading for the tempest.
Jack: The tempest?
Juliet: It´s safer for you if we don’t talk about it.
Jack: Now talk about it, please
Juliet:It´s an electrical station that powers the island.


E em seguida ela muda de assunto... mto simples essa explicação para alguém que não queria falar sobre a estação a princípio.

Bom... como eu resolvi começar falando sobre os pontos fracos, vou dar um voto de confiança pro episódio e falar do que eu achei realmente relevante, e que nesse caso não são grandes sequencias, mas pequenas frases ou ações soltas por alguns personagens que certamente representam mais do que o que possam parecer.

Primeiro, os sussurros na floresta, e de repente Harper Stanhope molhada com o recadinho do Ben. Impossível não lembrar que dá última vez que esses sussurros vieram acompanhados de alguém com alguma mensagem estranha foi quando o Walt apareceu pra Shannon na segunda temporada e que logo em seguida causou a morte dela (fiquei me perguntando se isso não pode ser um indício pro futuro que a Srta. Burke possa levar!). Não bastasse isso a Harper some do nada, ao melhor estilo Hiro Nakamura. E sobre isso, eu reitero minha opnião sobre a Estação Orquídea (alguns membros do GRELO-Franca já sabem sobre isso, no próximo post eu coloco essa teoria, só pra não confundir com os comentários desse episódio).

Mais um pouquinho de especulação sobre a Harper... Mais ou menos no meio do episódio o Ben fala pro Locke que se o pessoal dele ainda o quisesse eles já teriam atacado a Vila dos Outros. Ok, mas se então eles não ligam mais pro Ben (com um possível novo lider talvez...) porque a Harper estaria obedecendo as ordens do Ben? De duas uma: ou o Ben estava mentindo (o que não é difícil) ou... a Harper pode não ser exatamente uma dos outros como nós conhecemos, mas sim uma das remanescentes dos hostis, por exemplo. Porque? Bom, depois do Jack conhecer a Harper na mata ele fala pra Juliet: "She´s a little hostile, even for a therapist". Claro que isso pode ser apenas uma coincidência, mas... continuemos para outra frasezinha que me deixou com a pulga atrás da orelha. Quando ela questiona Juliet sobre o Ben ela responde que ele está a tratando muito bem, eis que Harper diz: "Of course he is. You look just like her." E logo em seguida muda de assunto acusando a Juliet da traição com o Goodwin. Quem seria essa "her". Minha opinião: a Anna (a menininha do episódio dele, aliás, tem um quadro de uma mulher na casa em que o Locke e o Ben estão, e que pelo tipo físico lembra um pouco a Juliet, e poderia ser mto bem a tal her a qual Harper se referiu). E o que isso tem a ver com o fato dela poder ser uma hostil? Bem.... se ela conhece a fixação do Ben pela Anna (assumindo que fosse a Anna), ela conheceu o Ben ainda criança, e até onde nós sabemos, ninguém da iniciativa Dharma sobreviveu à purgação, o que nos leva a possibilidade da Harper ser uma hostil tal qual Richard Alpert.

Outro ponto interessante do episódio são as reações da Charlotte. Ela demonstra que sabe MUITO mais do que a gente imagina. Ela conhece a história da ilha, inclusive sobre a Purgação, pq ela pergunta pra Juliet se ela tem certeza que Ben não usaria o gás de novo. Além disso, ela claramente lidera Faraday para a missão, inclusive abatendo a Kate e lutando com a Juliet (será que a Naomi estava certa quando disse que as pessoas escolhidas eram tão despreparadas assim?). Isso nos prova que de alguma forma a antropologa cultural é especialista em Dharma, e por isso talvez que ela não tenha achado a coleira no urso polar no 4x02 por acaso. Fora isso, também temos o mapa que o Faraday está seguindo. Definitivamente um mapa bem feito da ilha.

E por fim... quem rouba a cena no episódio, não só no tempo da ilha como no flashback é mais uma vez Benjamin Linus. A fita de vídeo com Charles Widmore foi a primeira vez na série que um personagem da ilha cita o nome do pai da Penny. Isto foi não só uma batida de martelo em todas as nossas especulações como uma cena arrepiante. (Aliás, o modo como o vídeo é feito me lembrou assustadoramente dos vídeos em que a Rachel Blake (do Lost Experience) espionava a Hanso Foundation. Seria essa uma pista de que poderemos ver Rachel Blake no Lost?)
Certamente as melhores frases do episódio são do Ben. Como quando ele pergunta se o coelho que ele estava comendo não tinha um número ( Estação Orquídea?!), ou quando ele responde sem nem olhar para o Locke "I always have a plan!".

Ahhh... outra curiosidade que eu notei. Os números do cofre: 36 -15 - 28. Aparentemente só o 15 é bad number mas... 36+15+28=79 , e 7+9= 16 que é um bad number. Tadã!

Bom, acho que minhas anotações sobre o epísodio acabaram ficando meio longas e cansativas demais mas isso é só porque eu estou em Votu e não tenho com quem comentar o episódio. Prometo que da próxima vez eu escrevo menos.

Abraços a todos do GR.E.LO...
Sintam-se a vontade para comentar ou para postar suas próprias impressões!
Namaste

6 comentários:

Munheca disse...

Fala GRELO!!!
Entao, um comentario referente à aparencia de Juliet com uma certa alguém, acredito que tal pessoa seja a mãe de Ben (como postado no LostInLost), considerando uma idéia vinculada à Édipo na tradiçao de Freud, algo nao absurdo se pensarmos que Harper era uma psicologa.

Em outro ponto, cada vez mais, eu passso a acreditar que as apariçoes sao realmente aparicoes. As ultimas imagens nesse ponto me levam a considerar que nao sao realmente as pessoas que aparecem na situacao.

Goiab'dullah disse...

Boa a teoria da mãe, tendo em vista que Ben não afirma amar juliet quando estão ao lado do corpo de Goodwin, e sim, "that you're mine!". Sendo o ciúmes e raiva direcionados a Goodwin diferente do que imaginávamos.
(não esquecendo que não temos a mínima idéia do que aconteceu no meio tempo da infância de Ben, quando sua mãe diz que não era hora de ficarem juntos, e sua vida adulta).
Mesmo assim, a Anna não é coadjuvante nessa história, certamente vai brotar de novo na série com uma importância crucial.

Sobre as aparições, acho difícil a Juliet e o Jack terem ao mesmo tempo a mesma visão. Acho que a vaca controla o espaço. Vaca vaca vaca. E ela não disse aquilo a mando do Ben, ela disse aquilo pra matar a Juliet. E tenho dito.
hahahaa

Munheca disse...

Mas entao Goiaba...eu acho que sao aparicoes do Jacob, seja lah oq ele for...Oq me deixa intrigado, é q todas as vezes que uma pessoa q nao deveria estar na cena aparece, ela some muito rápido (christian sheppard, walt, harper etc). Oq me leva a considerar isso, eh q nao sei em que episódio...acredito em um em q há a separacao dos losties e o Locke leva o seu grupo em direcao da cabana (q ateh o Hurley faz um comentario...)...pra mim naquela cena, a cabana estava ali soh que como se fosse invisivel, ha uma especie de distorcao da imagem.....e tb no primeiro episodia da temporada, qnd o Hurley encontra a cabana, há cortes na cena como se ela aparecesse do nada atras do hurley...por isso q eu acho q nao sao realmente as pessoas q aparecem, mas sim eh o jacob em diferentes formas

Goiab'dullah disse...

Mas e quando aparecem 2 pessoas, como quando o hurley viu dentro da cabana de jacob "alguém" na cadeira de balanço e depois um zóio de doido?

Marba disse...

Nesse caso, quem o Hurley vê nacabana e o dono do olho que o assuta podem ser a mesma pessoa! Tudo bem que o lance do Cristian Shepard estar na cabana é sinistro pa caralho, mas poderia ser sim a personificação do Jacob em formas diferentes, pessoas diferentes... sei lá!

See you in another life brotha!

Munheca disse...

Eu nao lembro aonde q eu li isso...mas falaram q na gravacao original dessa cena, quem aparecia pro hurley era o proprio hurley...
E nao sei se vcs viram o podcast desse fds...tem uma pergunta q vai mais ou menos com essa ideia....perguntando oq eh aparicao e oq eh monstro